Salve, salve minha gente. Mais uma vez trago uma dica sobre um problema que enfrentei nas atividades do meu dia-dia (tem hífen ainda?).
Máquina nova, Windows 7 (64 bits), só alegria… Até a hora de rodar o PL/SQL Developer (ver 9.0.6.1665). Tudo funcionava normalmente, TNS PING estava respondendo, SQL Plus conectando normalmente, porém o PL dava o seguinte erro na hora de conectar: “ORA-12154: TNS: could not resolve the connect identifier specified” ou em português “ORA-12154: TNS: não foi possível resolver o identificador de conexão especificado.”
Após muita dor de cabeça… Problema resolvido!
O erro acontecia porque, por ser 32 bits, o PL foi instalado na pasta “C:\Program Files (x86)” e parece que existe algum conflito com os parênteses . Efetuei uma nova instalação na pasta “C:\Program Files” e tudo voltou a funcionar.
Parece que esse erro só ocorre nas versões Oracle10g cliente ou anteriores, mas não testei pra confirmar.
Fui.
—
Sr. Coelho
Gostou? Visite Artigos do Sr. Coelho para mais dicas.
Muito boa a dica!!!
By: roberto on 09/08/2013
at 14:29
Showwww!!! obg!
By: Alexandre Ferreira on 13/08/2013
at 10:14
valeu meu amigo, muito boa a dica. obrigado.
By: paulogomesce on 23/08/2013
at 21:47
Quando instalei o programa da 1ª vez, foi na pasta (x86) e funcionou, porém após removê-lo e realizar uma nova instalação (também na pasta x86) o programa parou de funcionar com a mensagem de ORA-12154. Somente após uma 3ª instalação na pasta de 64bit, é que o problema foi resolvido. Excelente dica! Muito obrigado.
By: Rubens on 25/09/2013
at 14:37
Excelente dica… exatamente do que eu estava precisando… muito obrigado meu amigo. Uma coisa tão simples dessa e eu me matando pra resolver…kkk 🙂
By: SilverHawk2099 on 02/11/2013
at 17:46
Valeu!
By: Leonardo on 04/01/2014
at 14:50
valeu mofi!
By: Davi on 23/04/2014
at 10:14
Deu certo, muito obrigado, pensei que fosse o servico que não estava funcionando, até fiz o tnsping localhost mas estava ok, e nada de funcionar o plsql, desinstalei e instalei no diretorio C:\Program Files e deu, vlw
By: Medeiros on 29/08/2014
at 02:08
Ajudou Muito!
Obrigado
By: Anderson Opaleiro on 16/01/2015
at 08:12
Muito obrigado meu amigo. Vc me salvou. Depois de muitas tentativas finalmente você deu a solução. Grande abraço.
By: Sergio Oliveira on 30/09/2015
at 15:26
Cara, vc não vai acreditar mas eu cheguei a formatar meu notebook inteiro, tentar trocar o client, enfim tentei tudo…
Obrigado pela dica, problema resolvido!!!
By: Marcio Faria on 05/06/2016
at 22:00